Direito do Consumidor
Bancos, Aéreo e práticas abusivas.
Serviços Bancários
· Cobrança indevida, abusiva ou vexatória de dívidas.
· Venda casada.
· Empréstimo consignado não autorizado.
· Inclusão indevida em cadastro de inadimplentes – SPC e Serasa.
· Cláusulas abusivas em contratos de Financiamento.
· Golpes e fraudes bancárias.
· Revisão de contratos de cartão de crédito e cheque especial.
Geral
· Produto com defeito aparente ou oculto.
· Recusa de troca ou reparo dentro do prazo legal.
· Publicidade enganosa ou abusiva.
· Recusa ao cumprimento de oferta.
· Problemas com compras online – atraso excessivo na entrega, produto diferente do anunciado, produto não entregue.
· Problemas com serviços de telecomunicações – cobrança indevida, interrupção de serviço, fidelidade abusiva.
Serviços Educacionais
· Cobrança de multa abusiva por cancelamento de matricula.
· Problemas com bolsas de estudos e financiamentos estudantis – Fies, Prouni.
· Falha na prestação do serviço contratado – curso não autorizado pelo MEC, não expedição do diploma.
Companhias Aéreas, Turismo e Transporte
· Atraso ou cancelamento de voo.
· Perda de conexão ou alteração de itinerário.
· Extravio, perda ou dano de bagagem.
· Overbooking.
· Reembolso negado ou parcial por passagem cancelada.
· Cobrança por taxa ou serviço não contratado.
· Não prestação do serviço contratado – executiva, assento, bagagem extra.
· Problemas com pacotes de viagem.
· Direito de arrependimento em compras online de passagem e pacotes.
Danos ao Consumidor
· Alimentos impróprios ao consumo (ex: mofados, vencidos, contaminados.)
· Desrespeito a normas de acessibilidade ou segurança ao consumidor.
· Acidentes de consumo – produtos que causam lesões, intoxicações, etc.
· Danos morais decorrentes de má prestação de serviço ou produto defeituoso.